Notícias

Mosaico foi descoberto em antiga igreja na margem oriental do Mar da Galileia

 

Um dos milagres mais emblemáticos registrado na Bíblia Sagrada, realizado por Jesus Cristo, agora pode ser melhor compreendido. Isso porque uma nova descoberta feita por arqueólogos revelou o possível local onde o Filho de Deus realizou a multiplicação dos pães e peixes.

Os arqueólogos encontraram um conjunto de mosaicos localizados nas Colinas do Golã,  na antiga cidade de Hipos, ao sul da margem oriental do Mar da Galileia. Eles fazem parte de uma antiga igreja milenar que desabou. Suas condições de preservação são excelentes!

Nos mosaicos, os arqueólogos perceberam desenhos de vários cestos para o transporte de pães e peixes. Por causa da localização, associada ao relato bíblico do milagre da multiplicação, os cientistas acreditam que a igreja foi construída pelos cristãos primitivos como forma de registrar o local em que Jesus realizou o seu milagre.

“Uma leitura cuidadosa do Novo Testamento” indica que o lugar do milagre poderia ser justamente ao norte de Hipos, explicou Michael Eisenberg, arqueólogo da Universidade de Haifa e diretor das escavações, segundo informações do R7.

“A comunidade local conhecia o milagre dos pães e peixes e poderia saber da sua localização aproximada”, acrescentou Eisenberg, explicando que a construção da igreja foi uma forma encontrada pelos cristãos de  “criar uma conexão com um milagre que não aconteceu longe” daquela região.

Mosaicos antigos

A descoberta de mosaicos que fundamentam passagens da Bíblia Sagrada já ocorreu em outras ocasiões, como o encontrado pela professora Jodi Magness, da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill.

Magness e a sua equipe de arqueólogos encontrou na antiga vila de Huqoq, na Baixa Galileia de Israel, um conjunto de mosaicos que registram passagens bíblicas sobre os últimos dias da humanidade na Terra, antes de segunda vinda de Jesus Cristo, além de partes sobre a história do povo hebreu.

“Nosso trabalho lança luz sobre um período em que nossas únicas fontes escritas sobre o judaísmo são literatura rabínica dos sábios judeus desse período e referências na literatura cristã primitiva”, disse Magness. Saiba mais.

 

FONTE: GOSPEL+, por Will R. Filho

Veja também