Notícias

Gás de cozinha

Na próxima quinta-feira (2), o Observatório Social da Petrobras (OSP) e a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) vão vender os gás de cozinha a 60 reais nos bairros periféricos das cidades paulistas de São José dos Campos, Santos e São Sebastião, bem como nas capitais de Belém (PA) e Rio de Janeiro (RJ).

A ação intitulada “Dia Nacional do Gás a Preço Justo” faz parte da campanha Petrobrás para os brasileiros, e contará com cadastramento prévio para retirar o voucher nas regiões participantes, que dará direito a comprar o botijão por R$ 60.

Ao todo, serão vendidas 1.050 unidades. “O gás de cozinha poderia custar mais barato, o equivalente à metade do valor praticado hoje em várias regiões do país”, afirmou a FNP em nota.

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em alguns municípios do Mato Grosso, o botijão está sendo vendido a R$ 130.

De acordo com a pesquisa do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (Ibeps), o gás de cozinha a sessenta reais é considerado um preço justo ao consumidor final.

“Esse número é fruto da análise da estrutura de custos da Petrobras, eliminando o PPI (paridade com a importação), modelo que as gestões da estatal utilizam desde 2016 para definir os valores dos combustíveis em suas refinarias”, explicou a FNP.

A entidade sindical explicou que embora 80% dos derivados do petróleo sejam produzidos no Brasil, o PPI segue o mercado internacional, o que acarreta um valor mais alto para o consumidor que tem que pagar como uma importação nacional.

O presidente Jair Bolsonaro já retirou os impostos federais do custo do botijão para baratear, e acusou os estados de não retirarem o ICMS que pesa 14,9% no preço, segundo a Petrobras.

 

FONTE: GOSPEL PRIME

Veja também