Notícias

André Valadão

Diferentes pesquisas de opinião tem mostrado que a procura por temas ligados à religião e à fé estão em alta durante a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Dados do Google mostram que a busca por termos ligados a espiritualidade cresceu mais de 200% durante o período de isolamento social.

Um mercado que tem sentido o impacto dessa mudança é o entretenimento gospel. Cantores do gênero, assim como pastores que se dedicam a pregações on-line, notaram aumento na procura por seus canais de YouTube e no streaming musical. Prova do sucesso foi o projeto VillaMix Gospel e o show virtual da cantora Anitta dedicado a músicas religiosas.

Aos 30 anos, o pastor brasileiro Deive Leonardo tem 3,7 milhões de inscritos no YouTube, com vídeos batendo a casa de 200 milhões de visualizações. Números que o colocam coo o maior canal de pregação individual do mundo, sendo visto por nomes como Neymar, Gabriel Medina, Luan Santana e Wesley Safadão.

Deive Leonardo

Desde o começo do ano, Deive registrou um aumento de 1 milhão de seguidores em seu Instagram. “O ser-humano tem uma pré-disposição de se aproximar de Deus e da espiritualidade em momentos difíceis da vida, quando ele perde o controle, costuma buscar o divino”, explica o pastor, em entrevista ao Metrópoles.

Os conteúdos de Deive Leonardo, segundo o próprio pastor, buscam trazer respostas aos seguidores, aflitos pelas incertezas do coronavírus.

“As pessoas acabam, neste cenário, buscado uma fé, algo que dê esperança”, diz. “Nossa maior dificuldade [na criação do conteúdo] é mostrar como as histórias da Bíblia, que são a palavra de Deus, encaixam-se na nossa vida atualmente”, completou Deive.

Lives musicais

O cantor André Valadão, que já vendeu mais de quatro milhões de discos, viu sua live atingir números expressivos: 1,4 milhões de acessos no dia da publicação e mais 2 milhões após a transmissão ao vivo.

“Quando estamos nos momentos mais difíceis olhamos para dentro de nós e vemos como como dependemos de Deus. Sem dúvida, mais do que nunca, a busca pela espiritualidade tem sido realidade nos dias de hoje”, explica o artista.

Valadão notou outro fenômeno, o crescimento de uma audiência formada por pessoas que não tinham o costume de consumir o conteúdo gospel ou nem mesmo ligados a religiões cristãs.

“Uma música boa alcança qualquer pessoa e traz uma mensagem que toca o coração. A música gospel carrega uma essência, fala daquilo que realmente acreditamos pela Bíblia. Quando fazemos canções que marcam nossa história, tornam-se verdadeira orações”, aponta o cantor.

Isaias Saad também fez uma live musical em 17 de abril, com quatro horas de louvores e pregações, sem intervalos. Em média, foram 50 louvores, contendo no setlist canções do próprio cantor e de outros cantores famosos do seguimento e hinos clássicos do gospel. O público foi de 1,3 milhão de espectadores.

“Cada live é verdadeiramente um desafio. O repertório é feito também com o pedido de todos que nos seguem, eles mandam aquilo que realmente querem ouvir e isso me ajuda muito a montar o setlist”, encerra Valadão.

Nesta quinta-feira (04/06), a banda gospel Arautos do Rei promete uma live, com transmissão pelo YouTube, a partir das 20h.

 

FONTE: METRÓPOLES, por LUIZ PRISCO

Veja também