Notícias

Kiho durante participação em sessão de cura do trauma. (Foto: Reprodução/Sociedade Bíblica Americana)

Kiho*, um garoto de dez anos do leste de Uganda, ficou sem fala em consequência de um passado traumático desde sua tenra infância, mas em uma pequena sala de aula pode recuperar sua capacidade de se comunicar por palavras com a ajuda das Escrituras.

Tudo começou com o apoio de facilitadores em uma sessão de cura de trauma baseada na Bíblia, feita para jovens vítimas de desastres e abusos.

Os facilitadores acreditavam que Kiho poderia falar, só não sabiam como alcançá-lo, devido ao comportamento fechado do menino, que havia sido provocado pelo trauma.

Ao participar das sessões, frequentemente Kiho começava a chorar, mas com o tempo, começou a compartilhar sua triste história.

Abandono

Mais de uma década antes, a mãe de Kiho, que era casada, engravidou de outro homem enquanto o marido servia nas forças armadas de Uganda. Quando o marido voltou da ativa, ele prometeu ficar com a esposa, mesmo ela o tendo traído, mas só faria isso se ela abandonasse Kiho. Ela concordou.

Sem ter para onde ir, Kiho foi morar com seu tio. Mas a vida em sua nova casa se mostrou difícil. Ele usava as mesmas roupas todos os dias. Ele abandonou a escola e passou a vasculhar jardins, mercados e casas abandonados em busca de comida.

Depois de anos vagando pela vida com pouca orientação ou cuidado, Kiho chegou ao curso de cura do trauma.

Tais sessões acontecem em todo o país, graças ao apoio da Sociedade Bíblica Americana.

Para Kiho, lutar entre lágrimas e compartilhar sua história o ajudou. Mas ele precisava confiar em Deus para a cura. Assim, com as crianças da sessão reunidas ao seu redor, um facilitador orou por Kiho. Aquela experiência trouxe um impacto que mudou sua vida.

“A oração libertou Kiho”, conta um facilitador. “Ele ficou tão livre que começou a participar da aula.”

Ao ler a Palavra de Deus, Kiho aprendeu a identificar e compartilhar sua dor, liberar seu sofrimento e até perdoar sua mãe por abandoná-lo. Ele pediu a Deus sabedoria e força para enfrentar o futuro.

No final do curso, os facilitadores ajudaram Kiho a colocar sua jovem vida nos trilhos, reinscrevendo-o na escola primária. Para incentivá-lo, eles presentearam o menino com um conjunto de material escolar.

Mesmo tendo passado por uma infância de turbulência e angústia, Kiho experimentou liberdade na Palavra de Deus.

*Nome fictício.

 

FONTE: GUIAME, com informações do UG Christian News

Veja também