Notícias

Pesquisa sobre câncer Israel

Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, disseram que conseguiram criar um modelo de tumor ativo inteiro usando uma impressora 3D, um grande avanço na batalha contra o câncer.

A expectativa é que os médicos possam usar esses modelos 3D para encontrar os melhores tratamentos para os seus pacientes com câncer, acelerando a descoberta de novos medicamentos.

Para criar o modelo 3D é usado as amostras cancerosas retiradas do corpo do paciente durante a cirurgia, esse tecido, portanto, é usado para fabricar o protótipo 3D do tumor em correspondência com os exames de ressonância magnética do caso.

Segundo um comunicado da Universidade à imprensa, o tumor impresso em 3D “inclui um sistema complexo de tubos semelhantes a vasos sanguíneos através dos quais células sanguíneas e medicamentos podem fluir, simulando um tumor real”.

Análise específica para cada paciente

Nesse caso, a tecnologia foi projetada especificamente para o tipo mais mortal de câncer no cérebro – o glioblastoma. Assim, a impressora pode imprimir diversas amostras minúsculas do tumor para testar diferentes medicações e combinações para tratar a doença.

“Como alternativa, podemos testar vários compostos em um tumor bioprinted em 3D e decidir qual é mais promissor para um maior desenvolvimento e investimento como um medicamento em potencial”, explicou a professora Ronit Satchi-Fainaro que conduziu o estudo.

Os pesquisadores disseram que muitos tratamentos experimentais para câncer vão bem no laboratório, mas falham nos pacientes por causa da diferença dos tecidos em um corpo humano, no entanto, o modelo 3D testa o tumor ativo de um paciente.

Os resultados da pesquisa foram publicados na prestigiosa revista Science Advances, reportou o CBN News.

 

FONTE: GOSPEL PRIME, por Redação

Veja também