Notícias

Cientistas trabalham para concluir em outubro testes pré-clínicos da UFRJ- Vac

Uma nova vacina contra a covid-19, em desenvolvimento no Brasil, será submetida ainda esta semana à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para autorização do início dos ensaios clínicos em humanos. O projeto da UFRJ-Vac, como foi batizado inicialmente o imunizante, é conduzido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Segundo a pesquisadora do Coppe, instituto pós-graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade, Leda Castilho, o processo de desenvolvimento da vacina está nos últimos estágios da fase pré-clínica, quando a testagem ainda é restrita a animais. Com bons resultados, a coordenadora do estudo espera começar os ensaios em humanos ainda este ano.

A tecnologia usada no desenvolvimento do imunizante da UFRJ é a da proteína recombinante, que consiste na cópia da proteína que recobre a superfície do coronavírus.

É a mesma técnica presente em outras vacinas usadas há muitos anos no Brasil, como as da hepatite B e a do HPV.

Segundo Leda Castilho, a tecnologia também permite que sejam feitas alterações na proteína, seguindo as mutações apresentadas pelas variantes do novo coronavírus.

Ainda de acordo com a pesquisadora, a expectativa é de que até o final do ano, antes portanto dos testes em humanos, seja decidido qual variante é a mais importante para ser usada na fabricação do IFA, componente ativo da vacina.

 

FONTE: AGÊNCIA BRASIL, Por Lígia Souto

Veja também