Notícias

Olimpíadas Tóquio 2020 Covid-19 — Foto: Maja Hitij/Getty Images

O número de casos diários de covid-19 em Tóquio ultrapassou 3.000 pela primeira vez nesta quarta-feira, enquanto várias regiões vizinhas examinam a possibilidade de impor restrições de emergência para conter o aumento das infecções.

A cidade, em estado de emergência devido ao coronavírus durante os Jogos Olímpicos, relatou 3.117 casos em 24 horas. A governadora Yuriko Koike pediu a população que evite “saídas desnecessárias e não urgentes”.

O programa de vacinação começou lentamente no Japão, onde pouco mais de 25% da população recebeu as duas doses.

A pandemia no Japão causou menos mortes (cerca de 15.000) do que em outros países, apesar de ter evitado confinamentos rígidos.

Enquanto isso, persiste o temor de que os Jogos Olímpicos provoquem contágios, apesar de os participantes estarem sujeitos a restrições, como testes frequentes e limitações de deslocamentos.

Segundo os organizadores de Tóquio-2020, Um total de 124.358 testes de atletas olímpicos e suas equipes realizados neste mês revelaram apenas 22 casos positivos confirmados. O número não inclui testes nos aeroportos.

Os torcedores estão proibidos de entrar em quase todas as instalações olímpicas.

O atual estado de emergência em Tóquio restringe o horário de funcionamento de bares e restaurantes e proíbe a venda de bebidas alcoólicas. Os especialistas alertam para um relaxamento no cumprimento das restrições e um aumento dos casos entre os jovens.

E no Brasil?

O Ministério da Saúde informou que adolescentes de 12 a 17 anos serão incluídos no programa de vacinação assim que todos os estados receberem imunizantes suficientes para vacinar a população adulta com ao menos uma dose.

 

FONTES: Com Informações G1/Twitter

Veja também